Frete grátis para todo o Brasil a partir de R$190! Entrega grátis em 3 dias

Qual o meu tipo de pele?

Veja como identificar e cuidar do seu tipo de pele

O cuidado da pele é uma arte e uma ciência, mas não se deixe intimidar: isso é algo que todos podemos aprender. O truque para cuidar de sua pele é conhecê-la, porque entender significa que você pode encontrar os produtos certos que funcionam para você e combater possíveis questões sem causar mais problemas.

Existem sete tipos básicos de pele: normal, oleosa, seca/ desidratada, mista, acneica, sensível e madura. A seguir, aprenda como identificar e cuidar da sua.

Pele normal

Como saber se você tem pele normal

Você não tem muitas fugas. Sua pele não tende a reagir negativamente a novos produtos ou mudanças climáticas. Você não sente que precisa hidratar ou tirar o óleo do rosto constantemente durante todo o dia. Sua pele é firme, com o mínimo de linhas finas e rugas.

Dicas de cuidados com a pele

Sortuda! Com a pele normal, você não sente quase nenhuma sensibilidade, ressecamento ou oleosidade. Sua pele pode tolerar a maioria dos ingredientes, o que significa que você pode brincar muito com produtos de beleza e se divertir muito experimentando limpadores, hidratantes e máscaras até encontrar exatamente o que funciona para você.

Pele oleosa

Como saber se você tem pele oleosa

Sua pele sempre parece brilhar. Provavelmente, você não é estranho a lenços removedores de oleosidade ou pós matificantes. Você pode descobrir que os produtos de maquiagem e cuidados com a pele nem sempre ficam como você gostaria.

Dicas de cuidados com a pele

Com a pele oleosa, o controle do brilho é uma das principais preocupações. Embora haja benefícios em ter uma pele oleosa (como menos rugas!), você deve evitar ingredientes como óleo mineral, vaselina e álcool. Produtos rotulados como “não comedogênicos” funcionam muito bem para pele oleosa, pois não obstruem os poros. Hidratantes sem óleo são seus melhores amigos (sim, você ainda precisa hidratar!), assim como esfoliantes químicos e máscaras de argila. Certifique-se de não lavar demais o rosto, pois o ressecamento dos poros pode fazer com que eles produzam ainda mais óleo para compensar.

Pele seca/ desidratada

Como saber se você tem pele seca

A secura e a desidratação são, na verdade, duas preocupações distintas, mas apresentam sintomas muito semelhantes. Veja como identificá-los em sua pele:

  • A secura é causada pela falta de óleo na pele. Os sintomas incluem descamação, sensibilidade, coceira e rachaduras. Pode ser causado por fatores ambientais e de estilo de vida ou por uma condição crônica (no caso de eczema ou condições relacionadas).
  • A desidratação é o resultado de sua pele não reter umidade suficiente. Sua pele pode ficar esticada, ter uma aparência de papel ou mostrar linhas pequenas e finas quando sua pele é comprimida.

Dicas de cuidados com a pele

Para cuidar da pele seca, você vai querer selar a umidade aplicando um hidratante rico várias vezes ao dia – especialmente depois de lavar as mãos ou tomar banho. Tente manter o ar em sua casa quente e úmido para ajudar na cura. Evite o uso de sabonetes agressivos ou produtos que contenham óleos cítricos ou muitas fragrâncias.

Se sua pele estiver desidratada, por outro lado, certifique-se de procurar produtos à base de água, pois produtos à base de óleo podem piorar a condição de sua pele. Mais importante, certifique-se de beber bastante água todos os dias!

Pele mista

Como saber se você tem pele mista

Se você está tendo problemas para descobrir que tipo de pele você tem, é provável que seja uma combinação. Sua pele é seca em certas áreas e oleosa em outras? A pele mista é mais facilmente definida por uma zona T oleosa (a faixa na testa e a linha do nariz) e pele seca ou normal no resto do rosto.

Dicas de cuidados com a pele

Você vai querer ficar longe dos mesmos ingredientes que a pele oleosa e seca, como produtos à base de álcool. O segredo com pele mista é equilíbrio. Isole as áreas problemáticas com tratamentos no local e use toners ou creme de equilíbrio para uniformizar a pele.

Pele acneica

Como saber se você tem pele com tendência a acne

Se você tem erupções frequentes (ou aquelas que parecem nunca vão embora), é provável que você tenha uma pele propensa a acne. Isso significa que os poros tendem a entupir facilmente, tornando-a mais suscetível a espinhas, cravos ou pústulas do que outros tipos de pele. Você pode ter pele oleosa ou seca e ter tendência a acne.

Observação importante: manchas em sua pele podem não ser necessariamente acne. Na verdade, uma doença comum da pele chamada rosácea é frequentemente conhecida como “acne adulta” porque pode causar sintomas semelhantes aos da acne. Outros sintomas desta condição incluem rubor, vasos sanguíneos proeminentes, pele espessada ou ardor. (Se isso se parece mais com a sua pele, pule para a seção “Sensível”)

Dicas de cuidados com a pele

Use produtos de limpeza especificamente formulados para tratar a acne, bem como esfoliantes e hidratantes que ajudarão a minimizar as fugas. Limpe suavemente o rosto para evitar o trauma de erupções existentes e use gel tópico para tratar e clarear cicatrizes de acne. Procure ingredientes que combatam a acne, como ácido salicílico, argila, peróxido de benzoíla ou retinol.

Pele sensível

Como saber se você tem pele sensível

A pele sensível pode ser causada por fatores genéticos, alérgicos ou ambientais. Os sinais desse tipo de pele incluem:

  • Pele que ruboriza facilmente
  • Erupções e inchaços frequentes
  • Ardor ou queimação após usar um produto para a pele
  • Reação negativa à fragrância
  • Manchas de pele seca, escamosa e irritada

Dicas de cuidados com a pele

Você precisa ter cuidado ao escolher os cosméticos e cremes, pois você está mais sujeita a irritação, vermelhidão, ardor, queimação ou acne. Evite fragrâncias e irritantes como álcool ou ingredientes antibacterianos. Procure produtos com menos aditivos, e busque aqueles com propriedades calmantes, cicatrizantes ou antiinflamatórias. Às vezes, usar os produtos errados pode fazer com que sua pele fique sensibilizada, mesmo que seu tipo de pele não seja verdadeiramente sensível.

Pele madura

Como saber se você tem pele madura

Embora nem todas as pessoas envelheçam no mesmo ritmo, os sinais são bastante universais. Você pode notar uma ruga aqui e ali ou mais secura do que na sua juventude. Para peles mais maduras, você pode notar flacidez, manchas escuras, opacidade e desidratação.

Dicas de cuidados com a pele

A pele madura requer cuidados com a pele aprimorados para lidar com os danos passados e futuros. Não há momento errado para criar uma rotina anti-envelhecimento com tratamentos restauradores, que podem aumentar o colágeno, bem como proteger contra agressores ambientais e renovação celular.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: